Posted on 22 de janeiro de 2020

Sempre em pauta na sociedade, o cuidado com o meio ambiente e as políticas sustentáveis é assunto de grande relevância e não pode ser negligenciado no principal lugar de nosso cotidiano: Nosso lar.

Os condomínio é um microcosmo da nossa sociedade e cabe ao gestor, com apoio dos moradores, a desenvolver uma política de preservação que além de ecológica, traz um bem estar aos moradores, qualidade de vida e valorização do imóvel. Trazemos algumas dicas que podem ser implantadas nos condomínos!

1. Energia
Luzes, equipamentos de vigilancia, portas automáticas, televisores, academia etc. São muitas as fontes que consomem esse precioso recurso. Felizmente, já existem soluções viáveis para a geração elétrica local no país e que ajudam inclusive na economia de energia de um edifício. Confira:

Energia Eólica e Solar
Nos últimos anos, a captação residencial de energia solar se tornou muito mais acessível e promete crescer muito mais. O investimento inicial nos painéis solares é revertido ao longo do tempo em uma redução significativa da conta de luz.

Sensores de movimento
De fácil instalação, este sensores permitem que áreas comuns possam permanecer apagadas quando não houver nenhum tipo de movimento e com isso evita gastos desnecessários.

Coberturas transparentes
Substituir coberturas tradicionais por pelas de material transparente pode manter ambientes fechados mais iluminados durante todo o período do dia, diminuindo a necessidade de luz elétrica.

2. Resíduos
Atitudes simples dos moradores, apoiada por uma infra estrutura interna pode ajudar a salvar o planeta

Coleta seletiva
Locais específicos podem receber o lixo reciclável triado previamente pelos condôminos. Muitas pessoas não reciclam simplesmente porque não possuem onde descartar os materiais.

Compostagem
O lixo orgânico também pode ser utilizado internamente. Com campanhas específicas e auxilio de funcionários pode-se criar minhocários e composteiras, para utilização como adubo nos jardins do prédio

3. Água
A conta de água pode ser o maior vilão de todos. Após os problemas de racionamento este bem passou a receber ainda mais atenção e com pequenas mudanças o bem estar e o bolso podem ser afetados:

Captação de água da chuva
Uma tecnologia barata e simples que permite aproveitar a água da chuva, que não é considerada potável para limpeza e irrigação das áreas comuns.

Descarga e torneiras inteligentes
Dispositivos muito comuns em shoppings que permitem apenas uma quantidade pré determinada de água interrompendo o fluxo após um tempo de acionamento.

4. Área verde comum
Uma boa área verde para o proveito dos moradores aliada aos outros pontos citados molhora a qualidade de vida e aparencia geral do imóvel:

Árvores
Desde purificar o ar e abaixar a temperatura até auxiliar no isolamento acústico, os benefícios são inúmeros

Hortas comunitárias
Necessitam de pouco espaço e além de incentivar a interação dos moradores e dar bons alimentos pode ensinar as crianças o contato com a natureza.

E você? O que fez pela natureza hoje?